Sabe-se que consumo de bebida alcoólica é capaz de causar perda das capacidades psicomotoras, tornando-se um perigo para quem dirige alcoolizado. Portanto, dirigir sem consumir bebida alcoólica pode preservar não só a própria vida, mas as dos demais condutores e pedestres.
O DETRAN/RJ realizou diversas fiscalizações no período entre sexta-feira, 6 e domingo, 8, simultaneamente em diferentes cidades. Durante as fiscalizações, mais de 2.000 condutores foram abordados.
O que acontece se eu for flagrado na blitz da Lei Seca?
Se você for parado em uma blitz, e lhe for oferecido a realização do teste do bafômetro, como é conhecido, você poderá fazer o teste ou recusar-se. As duas atitudes podem lhe gerar uma autuação. A recusa por si só já vai gerar a suspensão da sua CNH por 12 meses e uma multa no valor de R$ 2.934,70.
Caso opte por soprar, o resultado poderá ser dois: Nada acontece, pois, você não ingeriu bebida ou o aparelho não identificou o uso da mesma, ou caso tenha ultrapassado o valor estabelecido como margem de erro do aparelho você receberá uma multa no mesmo valor acima e terá o direito de dirigir suspenso por 12 meses, ainda, se o resultado for acima de 0,3 mg/l você poderá ser detido por um período de seis meses a um ano.
Qual o prazo para eu recorrer da multa da Lei Seca?
Caso não assine o auto de infração, você receberá uma notificação de autuação na sua residência. O prazo para recurso é de 30 dias após o recebimento dessa notificação. Mas se você assinou o auto de infração, o prazo de recurso também é de 30 dias e começa a contar a partir de então.
Se você não recorrer da infração, será emitida uma notificação de penalidade de multa. Portanto, ou você paga a multa, ou recorre às três defesas: defesa prévia, recurso à JARI e recurso ao Cetran – Conselho Estadual de Trânsito.
E como faço para recorrer?
Todo recurso precisa estar bem elaborado tecnicamente para que as chances de aceitação sejam as melhores. Modelos de internet e defesas genéricas são muito mal vistas e reduzem muito suas possibilidades de conseguir cancelar a autuação.
O recomendado é que você tenha ao seu lado um profissional de direito de trânsito. Aqui na Maricá Multas nós temos uma equipe de especialistas, atuando em todas as “brechas” e caminhos para ter sucesso no recurso da multa.